Feira Social e do Emprego

A União das Freguesias de Grijó e Sermonde

irá desenvolver a Feira Social e do Emprego,

a realizar entre o dia 28 Novembro e 02

Dezembro de 2016, no espaço Outlet Grijó.

Consultar mais informação

SaudavelMente - Seminário Sobre a Saúde Mental

Nos passados dias 18 e 19 de fevereiro de 2016 realizou-se o SaudavelMente - Seminário Sobre a Saúde Mental, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Grijó e Sermonde, dinamizada pelo Serviço Social e pelo Gabinete de Psicologia da Autarquia.
O evento, patrocinado por várias entidades de Vila Nova de Gaia, decorreu no Auditório do Centro Social de Sermonde e reuniu um alargado leque de oradores de reconhecido mérito nas diferentes áreas temáticas, bem como cerca de uma centena de participantes, provenientes das mais diversas zonas do país.

A Junta de Freguesia reconhece que este Seminário excedeu largamente as expetativas iniciais, relativamente ao elevado número de pedidos de inscrição, à qualidade dos oradores, ao interesse demonstrado e à interação de todos os participantes, à equipa dinamizadora do evento, ao serviço de acolhimento e apoio e aos patrocinadores.


A todos o nosso obrigado!

Ler texto completo >>

Cartaz do seminário >>


Comemorações da elevação de Grijó a Vila (18 de dezembro de 1987)

No dia 20 de dezembro de 2014 realizou-se a sessão solene de comemoração do 27º aniversário da elevação de Grijó a Vila (1987-2014). Depois da intervenção de todos os representantes das forças políticas com assento na Assembleia de Freguesia, teve lugar uma comunicação proferida pelo conhecido advogado grijoense e ex-presidente da Assembleia de Freguesia de Grijó, Dr. José Manuel Costa e Silva, que dissertou sobre várias dimensões da Vila de Grijó, a partir de imagens de alguns dos seus locais e edificações, bem como sobre o processo de submissão da proposta de elevação de Grijó a Vila, apresentada à Assembleia da República, em 1987, e da criação do Brasão local.

No final desta sessão foram homenageadas duas das instituições mais antigas das freguesias de Grijó e Sermonde: a Tuna Juvenil de Sermonde, fundada em 03 de junho de 1904, e a Tuna Orfeão de Grijó, fundada em 01 de maio de 1912, tendo merecido ambas os mais elevados encómios por parte do Sr. Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Delfim Sousa.


Material escolar

Na sequência de uma reunião promovida pela Junta da União de Freguesias de Grijó e Sermonde com as docentes do 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis, no início do presente ano letivo 2014/2015 foi selecionado e distribuído material escolar diverso a todas as crianças que frequentam este nível de ensino. 

Deste material fazem parte artigos de natural desgaste ao longo do ano, bem como outros – dicionários e compassos – que ficarão nas salas de aula para as crianças de novos anos letivos. 

Esta iniciativa visou proporcionar a todas as crianças o material de trabalho necessário a um bom desempenho escolar e teve um custo de cerca de dois mil euros, a que acrescem cerca de três mil euros para material de limpeza e expediente, de acordo com o previsto na lei.


Desfile de carnaval – Agrupamento de Escolas Júlio Dinis

Numa iniciativa conjunta do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis e da Junta da União de Freguesias de Grijó e Sermonde, no passado dia 13 de fevereiro, cerca de 700 crianças, acompanhadas das respetivas professoras e educadoras, percorreram cerca de 1.500 metros em desfile de Carnaval. Depois da concentração e de um pequeno lanche no Pavilhão Municipal Dr. Manuel Ramos, em Grijó, o imenso cortejo saiu em direção ao Padrão Velho, entrando na Avenida do Mosteiro de Grijó e regressando ao local de Partida, com passagem pelo Largo de Santo António.
Crianças e adultos, entre eles muitos pais, mães e outros familiares das crianças, viveram mais uma manhã de festa e de enorme alegria, trazendo às ruas por onde iam passando um invulgar colorido.
Assim se preservam e disseminam tradições e hábitos culturais que promovem não apenas a dimensão festiva e de congregação de multidões, em saudável convívio, como a desejável construção de uma identidade comunitária.


Preparação do 25 de abril 2015 em Grijó e Sermonde

Empenho, criatividade e originalidade. Assim se pode definir o envolvimento de todas as escolas das freguesias de Grijó e Sermonde na preparação das comemorações do 41º aniversário do 25 de abril de 1974, tal como havia acontecido já no ano passado.

Com efeito, respondendo ao desafio da Junta e da Mesa da Assembleia da União de Freguesias de Grijó e Sermonde, crianças, educadoras, professoras e professores das escolas do Agrupamento de Escolas Júlio Dinis pensaram o 25 de abril e deram azo à imaginação e criatividade, em diferentes planos: confeção de cravos para decoração das rotundas de ambas as freguesias; depoimentos sobre histórias e memórias do 25 de abril, para partilha na sessão solene; elaboração de um vídeo com múltiplos depoimentos sobre esta efeméride, entre outros trabalhos.
Assim se expressa a democracia, a liberdade e participação cívica na construção da sociedade.

Noites de verão

Entre os dias 2 e 10 de agosto de 2014 realizou-se mais um evento já com larga tradição em Grijó, as populares "Noites de Verão". Nascidas em julho de 2004, por iniciativa de Francisco Baptista, que então integrava a Assembleia de Freguesia de Grijó, as Noites de Verão logo foram assumidas e encaradas pelos sucessivos executivos como uma atividade incontornável.

As últimas Noites de Verão, agora realizadas pela nova Junta da União de Freguesias de Grijó e Sermonde, constituíram uma oportunidade ímpar para a promoção do saudável convívio entre milhares de cidadãos e cidadãs provenientes não apenas das freguesias de Grijó e Sermonde, mas um pouco de todas as freguesias circunvizinhas. Atendendo ao período em que acontece, esta atividade foi também lugar de encontro emocionado de centenas de emigrantes. Constituíram, ainda, uma oportunidade para dar visibilidade às associações e coletividades de Grijó e de Sermonde que animaram os espetáculos noturnos, bem como para divulgar a gastronomia e o artesanato locais. As múltiplas atividades desenvolvidas proporcionaram a todos muita diversão, de festa e motivos saudável de entretenimento, tendo tido como ponto alto o concerto de Pedro Abrunhosa que, no dia 9 de agosto, concentrou largos milhares de pessoas.

Com um processo organizativo muito complexo e dispendioso, este evento, é, contudo, para preservar e otimizar.


Passeio da 3ª idade 2014

Fazendo jus à tradição, no passado dia 21 de setembro de 2014 realizou-se mais um "Passeio da 3ª Idade", o primeiro organizado pelo atual executivo. Depois da missa no Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, os cerca de 800 convivas deslocaram-se para Vila Praia de Âncora, onde decorreu o almoço em restaurante local. Em ambiente de grande serenidade, houve espaço para conversar, para matar saudades dos amigos e para o sempre desejado "pezinho de dança". Além dos idosos de Grijó e Sermonde, no evento participaram os responsáveis autárquicos locais, bem como o vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Engenheiro Patrocínio Azevedo.

No final do dia, era visível a satisfação de todos, pela forma como o passeio foi organizado e por não se ter registado qualquer incidente.