Sobre Sermonde


É a mais pequena freguesia do Concelho de Vila Nova de Gaia, em pleno coração do território, onde se escutam os sons da natureza, se respira um ar ainda tonificante e donde se avista o mar no longínquo horizonte. Como certo autor lhe chamou: ?(...) o paraíso. Verde, muito verde (...)?.

História

De ocupação humana pelo menos desde o período da Idade do Ferro, ao longo dos tempos foram-se cruzando os povos que por aqui foram passando. O próprio nome da Freguesia, aparece documentado, já, no século XI (em diploma de 1087), como Sesmondi, a forma genitiva, alti-medieval, do antroponímico germânico Sismundus. No Censual do Cabido da Sé do Porto aparece a referência, de 1144, a ?Monasterio Sancti Petri de Sesmondi. Com origem num nome pessoal germânico é também o topónimo Brantães (Lugar de), ou, como aparece em documentação medieval: Villa Bourontanes, Boruntanes, Buruntanes ou Boruntanis. No séc. XVIII era do senhorio do Mosteiro da Serra do Pilar, de Vila Nova de Gaia e em 1880 é criada como Freguesia administrativamente autónoma. A apresentação do Pároco era da Mitra do Porto

Características

A Igreja Matriz foi inaugurada em 1877, de arquitectura marcadamente oitocentista, sóbria e modesta. Da frontaria sobressai um torreão sineiro central, coroando a empena; o pórtico é rectangular e sobrepujado por amplo janelão. No interior: a imagem do séc. XVIII de São Pedro, Menino Jesus, Santa Ana e Cristo Cruxificado. Em 1885 foi inaugurada a Capela de Nossa Senhora de Lourdes, no Lugar de Brantães, hoje muito adulterada. No Lugar da Boavista temos a Capela de Nossa Senhora da Graça, propriedade particular, mas de elementos arquitectónicos setecentistas. Sobre a sua porta um pormenor: a tiara papal e as chaves de São Pedro; e, no seu interior existe uma tela da Sagrada Família digna de nota. Existem quintas (refira-se a Quinta da Asprela) e pequenas explorações agrícolas (e canastros dispersos um pouco por todo o lado) que conferem à freguesia um aspecto rural difícil de encontrar, e algumas habitações com características oitocentistas. Sermonde é caracterizada pelas suas fortes tradições rurais. E é precisamente numa das mais limpas freguesias do Concelho que está localizado o único aterro sanitário do Concelho de Vila Nova de Gaia. Disse certo autor: "Visitar Sermonde é percorrer as pequenas estradas rurais (em bom estado) e encontrar lugares: Asprela, Bagaço, Brantães e Pedreira. É fácil, tudo é perto."