Data da Fundação: 2 de Outubro de 1892

Corpos sociais: Direção, Conselho Fiscal e Assembleia Geral
Elementos da Direção:
Duração do mandato: 3 anos
Número de sócios: aproximadamente 6000
Valor da quota:
Principal atividade: Prestação de Subsídio de Funeral, Assistência Médica aos sócios e familiares diretos até aos 16 anos
Maiores carências:
Entidades contribuintes:
Principal fonte de recursos: Quotas
Atividades regulares anuais: Durante todo o ano prestam serviço de assistência médica.

A Associação de Socorros Mútuos e Fúnebres Familiar de Grijó é a mais antiga coletividade da Vila, contando 121 anos, e é aquela que possui maior número de sócios.

Foram seus fundadores, entre outros, Manuel Dias dos Santos, Manuel de Sousa Barros, Manuel Ferreira e Sousa, Manuel Pinto Oliveira.

Na época da fundação, a população de Grijó, na sua grande maioria, vivia em grandes dificuldades, não tendo sequer a possibilidade de fazer um funeral digno aos familiares que partiam. Um grupo de homens do Loureiro resolveu então criar esta Associação que contando com a solidariedade entre os sócios se destinava a subsidiar as despesas com a ultima viagem terrena dos associados e seus familiares. Ainda é possível ver a "carreta" que transportava as urnas.

Na sua história contam ainda com a organização das "festas da Associação" que decorriam no Largo fronteiro e que tem o mesmo nome.

Em 1935 já com mais de 4 000 sócios a associação grijoense passou a dispor de uma carreta para os serviços de funeral e em 1942 já colaborava com os sócios na organização dos funerais, nomeadamente através da oferta de velas e ajuda nas questões burocráticas dos funerais.
A nível de assistência na doença havia, em 1935, um corpo médico constituído por 6 médicos. Em 1938 passou a dispor de serviço de partos e de pequenas cirurgias. Em 1948 os gabinetes médicos foram dotadas de novos materiais clínicos, nomeadamente medidores de tensão e caixas de primeiros socorros. Estes consultórios funcionaram até Fevereiro de 1975, data em que foram extintos, assim como as consultas ao domicílio.

A ação da "Associação", como é geralmente reconhecida, evoluiu e hoje alargou os benefícios à prestação de cuidados médicos. Os associados têm ao dispor seis médicos, com consultas em todos os dias da semana.

É uma Instituição Particular de Solidariedade Social e Utilidade Pública e associada da União das Mutualidades Portuguesas. Tem um protocolo com a Administração Regional de Saúde do Porto para cedência de receituário médico